Atualmente, o hábito de correr está merecendo destaque entre todos os variados tipos de esportes. O fato de exigir baixos investimentos financeiros iniciais, ser um esporte independente, ou seja, você só depende de si mesmo para realizar perfeitamente seu trajeto, dentre muitas outras vantagens desfrutadas por praticantes deste esporte. Porém, poucas pessoas tem o conhecimento - e eu diria com toda a certeza que poucas realmente - de que cada período do dia oferece vantagens e desvantagens em relação ao seu desempenho.
Dentre todos os fatores explícitos que podemos destacar estão a umidade relativa do ar, a concentração de poluição e temperatura, que são os mais agudos fatores determinantes do rendimento de cada um.
Pensando nisso, após uma pesquisa, resolvemos deixar uma breve resenha a respeito do treino realizado de manhã e o realizado à noite. Veja abaixo:
Sobre a temperatura, podemos dizer que os primeiros horários da manhã costumam proporcionar uma sensação térmica mais amena, o que torna este período do dia o mais aconselhado para a pratica da corrida. Em contrapartida, durante a noite - período do dia em que geralmente o clima é mais frio - o ar gelado costuma deixar os músculos mais contraídos, mas nada que um bom alongamento não resolva.
O que podemos dizer sobre a umidade é bem óbvio, todavia, opte por horários da manhã em que a umidade do ar esteja razoável, o que favorecerá seu rendimento. A umidade quando baixa, afeta o desempenho do atleta sendo uma das principais causadoras de problemas respiratórios. No período noturno, caso a umidade do ar esteja baixa, o corredor pode facilmente perder o ritmo caso sua respiração esteja prejudicada.
Por último, porém não menos importante, temos a poluição como grande agravante de problemas de saúde, entretanto, caracterizada como uma injúria mais aguda em esportistas de grande metrópoles, a exemplo a cidade de São Paulo.
A sugestão é correr no período da manhã para ficar menos exposto aos males ocasionados pela poluição. Pelo fato de durante a madrugada ocorrer baixa movimentação de carros, a quantidade de poluentes presente no ar durante este horário é relativamente baixa se comparada com a quantidade presente no horário de pico e inclusive durante a noite, período em que o ar está carregado, o que pode vir a atrapalhar a respiração do atleta, além de acarretar em acessos de tosse, irritação nasal e até dores de cabeça.
_____________________________________________________________
Curta nossa página no Facebook e receba nossas postagens na sua timeline!
Há tempos este blog não era atualizado. Falta tempo e ajuda. O Espaço Dieta ainda precisa de autores. Quem se interessar e estiver afim de fazer parte da equipe, envie um email para: espacodieta@gmail.com.
4 comentários:
nao sei o que e melhor mas o pior e corer da policia
e quem corre na praia? tanto faz correr de manhã ou a noite?
Você diz que de manhã é melhor porque não deve conhecer o clima do Centro-Oeste do Brasil.
MESMO ASSIM EU SO PREFIRO CORRER A NOITE!!
Postar um comentário