COMPROVADO - Tremer de Frio Emagrece!

0

Se você é daquelas pessoas friorentas que odeia passar frio, é hora de mudar seus conceitos... 
Brincadeiras à parte, um estudo do Instituto de Pesquisas Médicas Garvan de Sydney coordenado pelo cientista Paul Lee em Washington nos NIH - Institutos Nacionais de Saúde Americanos, demonstrou que tremer de frio pode queimar tanta gordura quanto realizar exercícios físicos moderados.

A pesquisa deu-se mais ou menos assim: os voluntários foram conduzidos até uma sala refrigerada onde tremeram de frio por 15 minutos e também tiveram de fazer uma hora de bicicleta em um ritmo moderado. O resultado final demonstrou que em ambos os casos, eles produziram a mesma quantidade de hormônio que estimula a conversão do tecido adiposo branco (gordura) em tecido adiposo marrom (gordura que queima energia para gerar calor).

A explicação é simples, segundo Lee, "quando sentimos frio, primeiro ativamos a nossa gordura marrom, porque queima energia e emite calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo se contrai mecanicamente, ou treme, gerando calor dessa forma".

O cientista seguiu a mesma linha de um estudo realizado no Japão que observou a redução de gordura corpórea em pessoas que passaram duas horas por dia em uma temperatura de 17º centígrados durante seis semanas e outra pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, onde o estudo realizado comprovou que indivíduos que passaram seis horas a 15º centígrados por dez dias tiveram seus depósitos de gordura marrom aumentados. 

Contudo, cientistas estimam que, indivíduos com mais proporção de gordura marrom tendem a ser mais magros que indivíduos que têm maior concentração de gordura branca. Por exemplo, enquanto 50g de gordura branca armazenam 300 calorias no corpo, 50g de gordura marrom queimam 300 calorias/dia.

Agora que descobrimos que o passar frio emagrece, só falta mesmo o frio pra comprovar os resultados da pesquisa. Até porque esse calor está de matar!

0 comentários:

Postar um comentário