Hoje você vai aprender a fazer uma opção rápida, simples e saudável para aqueles horários corridos onde a fome aperta. Não é nada de extraordinário, mas se você colocar na balança os prós e contras, com certeza verá que os benefícios são muitos em relação à versão industrializada.
Estamos falando da velha conhecida barrinha de cereal. Sim, aquela mesma baratinha, de várias combinações, que você compra pra comer quando não tá com tempo... ou só porque gosta mesmo.
O que vocês precisam saber é que não existe segredo para fazer uma daquela. Esqueça combinações de ingredientes, esqueça quantidades, produza sua própria barra de cereal, com o que você quiser. É simples! Basta levar em consideração que você precisa de gorduras boas, proteínas, fibras e algo para dar liga e um docinho, ou seja, mel. Caso você não possua mel em casa, pode usar açúcar mascavo, a diferença é que você vai precisar maneirar na quantidade, pois açúcar mascavo é muito mais calórico que o mel. Esse último fará com que sua receita fique uma delícia, muito melhor que as industrializadas.
Bom, você já deve ter uma ideia de como fazer sua barrinha certo? Mas vamos completar o pensamento...
Para deixá-la como uma barra, realmente, você precisará assar a massa. O que não tem segredo nenhum, e pode ser feito tanto no forno convencional ou no microondas. A única diferença entre os dois é o tempo de preparo. Sejam quais forem os ingredientes, ao utilizar o microondas, o tempo de preparo será reduzido. Em outras palavras, enquanto no forno convencional, o tempo varia de 20 minutos à mais, no microondas você vai gastar uma média de 5 à 6 minutos (intevalados, ou seja, nada de colocar direto 6 minutos que vai dar ruim).
Para que fique claro, as barras de cereais industrializadas são feitas de flocos de arroz, aveia, xarope de milho e na maioria delas, não são tão ricas em fibras, como dizem suas embalagens. Tanto é que as melhores barras tem entre seus ingredientes o farelo de trigo ou granola.
Entretanto, isso não quer dizer que a barrinha de cereal deve ser sua primeira opção, pelo contrário, se você puder comer uma fruta ao invés da barra, opte pela fruta. O que estamos fazendo hoje é apenas direcionando você para uma ótima variação da barra de cereal, sem receita exata, variando com os ingredientes que você possuí em casa, sem que seja necessário gastar dinheiro com apenas uma receita específica.
Por exemplo, supondo que você tenha em casa mel, amendoim in natura (cru), castanha do pará in natura ou sem casca, ovos e aveia, você já tem os ingredientes necessários para fazer uma ótima barra de cereal caseira. Não precisa de pasta de amendoim, não precisa de xarope de milho ou qualquer outro alimento da moda, à não ser que você já possua em casa e possa agregar a receita. Complementando o exemplo na prática:
Preparando o amendoim:
O amendoim (gordura boa) in natura não resolverá seu problema, portanto, separe uma quantidade razoável para uma receita num refratário que possa ir ao microondas (a última medida que utilizei foi: 1 xícara de amendoim.
Após colocar os amendoins no refratário, encha de água e em seguida jogue a água fora. Leve ao microondas por 2 minutos em potência máxima. Após isso, misture o amendoim para que não queime e volte-o ao microondas por mais 1 minuto. Volte-o quantas vezes for necessário até que ele comece a apresentar uma coloração marrom, ou seja, torre. Não levará mais de 6 minutos. O meu leva 4 minutos.
Espere esfriar e retire as cascas (basta esfregar com as mãos e ela sai facilmente). Coloque os amendoins no liquidificador ou processador, a ideia é moer todos os grãos. Em seguida reserve-os.
Dica 1: Uma ótima, que vai te fazer poupar tempo, é fazer uma boa quantidade de amendoim e quando for moê-los, no liquidificador também acrescente óleo de coco (não há quantidade exata, coloque o suficiente para dar ponto de grude) e também um adoçante para dar um doce (opte por um à base de stévia). Ao finalizar essa gororoba, você terá uma pasta de amendoim caseira. Agora é só colocar num pote e deixar na geladeira para usar quando quiser, até mesmo na receita da sua barrinha de cereal.
Dica 2: Para evitar o trabalho de descascar o amendoim (o que não é nenhum trabalho pra mim), compre amendoins in natura já sem cascas.
Preparando a Castanha do Pará:
Considerada uma ótima fonte de gorduras boas, seu preparo não se difere do amendoim, porém, não costumo torrá-las. Apenas processo-as no liquidificador e em seguida acrescento à receita. Mas nada o impede de torrá-las também, fica a seu critério. Assim como qualquer outra castanha que você tiver em casa... e se não tiver também, não fique pensando que sua barra de cereal não vai sair boa. Vai dar tudo certo no final.
Feito os dois processos, vamos partir para a mistureba! Num refratário, misture o amendoim moído com a castanha moída, claras de ovos (esqueça gemas, à não ser que seu intuito na dieta é ganho de massa, caso for, coloque os ovos inteiros mesmo). Não há uma quantidade correta de claras, depende do quanto você quer de proteína na sua receita, na dúvida, coloque apenas 3 claras, pois é apenas um lanchinho que você fará durante o dia. Acrescente aveia em flocos, pois queremos fibras numa barra de cereal. Tenha por base 1 xícara cheia de aveia, no mínimo. Acrescente o mel com consciência, não exagere. Agora, para dar um sabor, acrescente cacau em pó (aquele chocolate pra bolo também serve, mas não abuse, tem açúcar demais). Costumo usar Whey Protein sabor chocolate na receita ao invés de cacau em pó. Umas 3 colheres de sopa está ótimo. Agora, misture tudo até formar uma massa densa.
Num outro refratário, de um tamanho que possa ser levado ao microondas, unte com um pouco de azeite e jogue a massa que você fez dentro, sempre espalhando pelo refratário todo. Cubra toda a superfície. Feito isso, leve ao microondas por 2 minutos. Retire e faça tiras no formato das barras de cereal mesmo. Apenas recorte. Em seguida, volte ao microondas por mais 2 minutos. A partir daí, cuide até que a massa fique mais consistente. Recomendo que volte ao microondas de 1 em 1 minuto, até que fique num ponto que você considere ótimo sem queimar. No todo, esse processo não levará mais que 10 minutos.
Ao seu término, basta esperar esfriar e tirar as tiras do refratário. Estarão prontas!
A intenção deste post foi mostrar a vocês que é possível se alimentar bem com o que temos em casa. É possível transformar nossos alimentos, que de início foram adquiridos com intenção de fazer algo calórico, em algo saudável. Como no caso do amendoim, quase ninguém o compra para comer desta forma, em pouca quantidade. As pessoas compram amendoim pra comer salgado, frito, acompanhado de uma cerveja, entre outros. Da mesma forma, o mel ou açúcar mascavo. Então, espero que tenham notado que essa história pode ser mudada. Basta usar sua criatividade na cozinha e usar o que você tem. A partir do momento que você desencanar de seguir uma receita ao pé da letra e perceber que você está se alimentando e absorvendo todos os nutrientes da comida, notará mais facilmente os benefícios proporcionados por eles em sua vida.









0 comentários:
Postar um comentário