Posso Comer a Gema do Ovo ou Não?

0

O ovo é considerado um alimento completo! É um dos mais nutritivos e, provavelmente, têm o menor custo do mercado. Talvez por isso muito se fala sobre ele por aí!

Esse alimento bastante versátil é rico em fosfato, riboflavina, selênio, colina e vitaminhas A, D, E, K e B12, além de sais minerais (ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre e zinco). É uma proteína de alta qualidade e gordura que facilita a absorção de importantes nutrientes, como por exemplo, a luteína e a zeaxantina.

Todas essas qualidades e nenhuma polêmica? Claro que não! Polêmicas sempre existem!

Você com certeza já ouviu ou viu alguém falando que não pode ficar comendo a gema do ovo, ou que só come a clara e joga a gema fora e então, quando você pergunta o motivo, nada de alguém vir com uma resposta que te convença.

Essa é uma dúvida muito comum não somente entre as pessoas que estão iniciando na busca por uma vida mais saudável e promoção de uma melhora nos seus hábitos alimentares como também entre aquelas pessoas que já estão neste mundo das dietas e treino há muito tempo.

Pois bem! Primeiro de tudo vamos colocar três pontos que precisam ser esclarecidos:


  1. A gema não aumenta o seu colesterol e também não aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. Recentemente foram promovidos diversos estudos e nenhum deles conseguiu provar a relação do consumo de ovos com o aumento do colesterol.

  2. Aumento do colesterol total não quer dizer que você corre risco de adquirir uma doença cardiovascular. Em muitos casos, colesterol aumentado quer dizer melhora no fator de proteção à saúde. Mas isso não é regra!

  3. Açúcar, farinha branca e outros alimentos constituem um grupo de risco muito maior para a saúde cardiovascular de um indivíduo.

Importante saber:

"Sua alimentação influencia em 20% a quantidade de colesterol TOTAL no seu organismo. Os outros 80% se devem a sua genética!"

Mas afinal, posso ou não comer a gema do ovo?

A resposta não é clara como você esperava (com o perdão do trocadilho). Se você deve ou não comer a gema do ovo: depende!

Você precisa ter em mente alguns pontos primordiais aqui.

Cada pessoa tem um objetivo e para atingir este objetivo, têm-se meios para tal. Diretamente falando, se você está com a dieta em mãos, totalmente calculada, você sabe a quantidade de gordura que você deve ingerir durante o dia. Certo?

Observação: Se você não sabe qual a quantidade de gordura você deve ingerir por dia, nossa recomendação é que você utilize uma calculadora de macronutrientes e calcule não só o total de gorduras necessárias para sua rotina alimentar como também o total de calorias, carboidratos e proteínas. Nós recomendamos esta:


Na literatura científica, inúmeros estudos trazem como seguro o consumo de até 10 ovos inteiros por dia. Agora, você consegue comer tudo de ovos por dia? Difícil, né? Mas olha... conheço pessoas que comem até mais! rs.



📢📢📢 ATENÇÃO!!! 📢📢📢

Quer perder até 10 kg em 27 dias? 💪

✔ Emagrecimento inteligente!
✔ Cardápios desenvolvidos pela nutricionista Camila Coutinho!
✔ Cardápio Low Carb para os 27 dias!
✔ Cardápio de reeducação alimentar para os 27 dias!

🎁 Material sobre jejum intermitente!
🎁 E-book de receitas detox!

🎁 Receitas Low Carb doces e salgadas!
🎁 Planner para anotar e organizar seu dia a dia!
🎁 Áudios para transformação da mente criados pela Coach Elis da Mata!
✔ Desafios diários para mudança de hábitos!
 Participação no grupo motivacional no WhatsApp durante os 27 dias, onde pode tirar dúvidas com a coach e a nutricionista!
✔ Recebe exercícios HIIT diários para serem feitos em casa, focados na queima de gordura!


Vai ficar fora dessa? Corre! 🏃🏃

💥💥💥 VAGAS LIMITADAS! 💥💥💥


Quer participar?


0 comentários:

Postar um comentário