10 Tipos de Alimentos Nocívos à sua Saúde

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Muitas pessoas que resolvem começar uma dieta acabam por pecar na escolha dos alimentos, tanto por motivos culturais ou apenas por erro na medida da quantidade ingerida. Seguindo este propósito, listamos alguns (10) tipos de alimentos que você deve evitar caso esteja decidido a fazer uma dieta rigorosa, visando resultados em menor tempo possível ou apenas busca melhoras seus hábitos alimentares. Os alimentos que citaremos a seguir, atrapalham no processo de emagrecimento, portanto, fique longe deles!

  1. Álcool - o vilão de todas as dietas. Ele se acumula como gordura corportal, o que pode acarretar em sérios problemas de saúde. Claro que é possível consumir bebidas alcoólicas moderadamente e em segurança, podemos tirar como melhor exemplo disto um bom copo de vinho durante as refeições. Como se não bastasse o álcool por si só causar problemas, temos que dividí-lo com os aperitivos. Portanto, o melhor a se fazer é evitá-lo!

  2. Conservas Domésticas com Baixo Teor de Acidez - o perigo maior destas conservas é o botulismo devido ao fato do preparo de alimentos assim não atingirem as temperaturas e pressão necessárias para eliminar os germes do botulismo que podem contaminar a comida. Além disso, pesquisas apontam conservar domésticas com baixo teor de acidez como uma das principais responsáveis pela intoxicação alimentar, ou seja, é mais comum do que você pensa. São exemplo de alimentos propícios a contaminação o feijão verde, cenouras entre outros legumes.

  3. Gorduras Hidrogenadas - gorduras artificiais usadas em alimentos oriundos de panificadoras, além de estarem na composição de margarinas. Vários estudos apontam que o problema não está na quantidade de gordura presente em nossa alimentação e sim no tipo de gordura que ingerimos. Dentre o tipo de gorduras, as hidrogenadas são as piores. Evite biscoitos, bolachas e outros produtos que possam conter gordura hidrogenada. Gorduras hidrogenas não aparecem no rótulo da embalagem do produto, como é o caso das gorduras monossaturadas, portanto, desconfie de alimentos 'sequinhos' (alimentos fritos porém não oleosos), reduza o consumo de chocolate, batata frita, evite pães etc.

  4. Gorduras Animais Monossaturadas - carnes bovinas, suínas, pele de aves, laticínios como queijo, leite natas, entre outros. Estes alimentos podem e devem fazer parte alimentação desde que sejam consumidos em pequenas quantidades.

  5. Nitratos - ajudam a preservar a cor dos alimentos e a mantê-los livre da ação microbiana. O nitrato é inofensivo, mas quanto transformado em nitrito, forma nitrosaminas (substância cancerígena para o ser humano). Alguns alimentos como carnes salgadas, toucinho, cachorro quente entre outros, são constituídos de nitratos, portanto evite-os. Uma alternativa bastante conveniente para quanto ingerimos alimentos com nitratos, é beber o sumo da laranja ao mesmo tempo. Vitamina C é considerada um inibidor da transformação de nitrosaminas em nosso estômago.

  6. Olestra - substituta da gordura, usada para deixar os alimentos mais saborosos. Ela auxilia o sistema imunitário e o ajuda a mantêr-se saudável além de previnir alguns tipos de cancêr suscetíveis a gordura. Olhando por esse lado até parece que a Olestra é totalmente benéfica a nós, mas não é bem assim. Ela tem causado problemas digestivos em algumas pessoas, principalemente quando ingerida em grandes quantidades. Tendo em vista que a Olestra está presente na fabricação de batatas fritas entre outros petiscos, em muitos casos, ela toma o lugar dos alimentos mais saudáveis como as frutas, portanto é recomendável que seja evitada.

  7. Ostras cruas - podem ser portadoras de bactérias muito perigosas que podem causar doenças graves e até levar uma pessoa à morte. Elas são um alimento nutritivo e é totalmente conveniente incluí-las em nossa alimentação, mas para que isso seja feito, é necessáro cozinhá-las.

  8. Petiscos com Alto Teor de Gordura - normalmente preparados a partir do óleo vegetal, este tipos de alimentos rotineiramente encontratos em bares, feiras e botecos, acarretam sérios problemas como por exemplo doenças crônicas. Atualmente o consumo desses alimentos aumentou muito e isso é notável, basta olharmos os índices de obesidade do país e do mundo. Apesar de não necessitar de exemplos, podemos tomar como um o caso da batata frita ou as iscas de peixes servidas em bares e botecos por aí.

  9. Refeições Líquidas - não que elas sejam ruim para você, mas os alimentos são constituídos de nutrientes, fíbras entre outras substâncias que combatem doenças, passíveis de ingestão, ou seja, necessitam de ser quebradas pelas enzimas do nosso estômago e ingerindo apenas alimentos líquidos, muitas substâncias benéficas e necessárias para a manutenção corporal passam despercebidas. Portanto, a não ser que você esteja doente demais para mastigar alimentos, não deixe de comê-los.

  10. Refrigerantes - consumir refrigerantes é a pior maneira de se hidratar. Eles são constituídos basicamente de açucar, adoçantes artificiais, cafeína, corantes, aromas artifíciais entre outras substâncias totalmente dispensáveis à alimentação humana.

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