5 Motivos para Você Beber Café!

1

Bebendo café você pode correr por mais tempo e pensar mais rápido.
Em 2008, pesquisadores da Loughborough University (Inglaterra) deram a um grupo de ciclistas uma barra energética com cafeína (o equivalente a uma xícara de café) e, a outro grupo, uma barra sem cafeína, antes e durante um percurso longo e difícil. Os que consumiram cafeína conseguiram percorrer uma distância maior e pensar com mais velocidade em testes cognitivos - notícia útil para maratonistas, que precisam tomar decisões rápidas.

Aumente a velocidade dos tiros.
Pense em beber uma xícara de café antes do próximo treino de velocidade: cientistas da University of Western Australia deram a atletas uma dose de 300 mg de cafeína, uma hora antes de cinco séries de seis tiros de 20 metros. Os que consumiram cafeína completaram o tiro mais rapidamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância estimulante intensifica o tempo de reação e a velocidade da corrida.

Recupere o corpo rapidamente.
Um estudo recente da RMIT University (Austrália) sugere que a cafeína intensifica a recuperação. Ciclistas pedalaram intensamente, em dois dias consecutivos, para esgotar os estoques de glicogênio. Depois, consumiram uma bebida com carboidrato, com ou sem cafeína. Segundo os pesquisadores, uma bebida com cafeína repõe 66% mais o estoque de glicogênio que uma só à base de carboidrato.

Hidrate-se de forma inteligente.
Diversos estudos mostram que é possível consumir até 550 mg de cafeína (cerca de cinco xícaras de café) sem afetar o nível de hidratação. Ou seja: você pode consumir bebidas esportivas e géis energéticos com cafeína durante a corrida, sem correr o risco de ficar desidratado. Mais que 550 mg já teria efeito diurético.

Mantenha os ossos sadios.
Alguns estudos já mostraram relação entre perda mineral óssea e cafeína - mas uma análise mais profunda dos dados mostra que a cafeína em si não é a vilã. Uma hipótese é que os "viciados" em café estejam substituindo bebidas ricas em cálcio (como o leite) pelo "cafezinho" e, assim, diminuindo a ingestão desse mineral fortalecedor dos ossos.


Mas afinal, o que há no café além da cafeína?

Uma xícara de café está repleta de antioxidantes - chamados ácidos clorogênicos - que, de acordo com pesquisadores, ajudam a proteger a saúde. Estudos mostraram que os índices de certas doenças relacionadas à idade, como diabete tipo 2, doença de Parkinson e mal de Alzheimer, são menores entre os apaixonados por café.

Fonte: Revista Runner's.

1 comentários:

Postar um comentário