5 Mitos Sobre o Carboidrato

0

Se você parar pra perguntar para a maioria das pessoas que estão querendo emagrecer, o motivo pelo qual cortaram o carboidrato, muitas ficarão sem saber o que realmente falar. Mas uma coisa é certa, há uma grande chance de todas concordarem com a seguinte máxima: "carbo engorda!".

Mas será que carboidrato realmente engorda? Será então, que cortando eles da minha alimentação, perderei peso?

Olha... Não é bem assim que a banda toca! Fazendo isso, ou seja, cortando definitivamente os carboidratos, realmente você terá uma perda de peso acentuada. Porém, não se engane, não estamos falando de perda de gordura, estamos falando de massa magra. Fora isso, você poderá se sentir fraco, com raciocínio lento e mal humorado. O motivo? Falta de energia em seu corpo.


Claro, com uma dieta boa, regrando os carboidratos de forma correta, tudo tende a ser diferente. Entretanto, nosso foco neste artigo é exaltar o misticismo por traz dos "carbos".

Continuando o raciocínio, um dieta mal feita (aquela ruim mesmo) pode causar problemas estomacais, intestinais, capilares, pele e até mesmo no fígado, fato este que ocorre devido a falta de glicose que "necessita" do carboidrato para ser produzida no nosso organismo.

Carboidratos são tão importantes quanto proteínas. Além de regularem o funcionamento corpóreo, ninguém aguenta comer só proteína e gordura por muito tempo.

Agora, sem mais delongas, confira abaixo cinco mitos sobre o temido carboidrato:


  1. Carboidrato engorda! - O maior dos mitos sobre o carboidrato é que eles podem engordar, mas isso não passa de conversa fiada. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Por isso, nem pense em cortá-los do seu cardápio, mesmo se quiser emagrecer. Esse nutriente é, sem dúvida, um combustível fundamental para o organismo e a base da nossa alimentação. O que aumenta o peso, na verdade, é o consumo em excesso de qualquer alimento, seja ele rico em carboidratos, gorduras, ou até mesmo proteínas.
  2. Carboidrato demais dá ruim! - No processo metabólico do corpo humano, os tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão, se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral. Quando ingerimos açúcar em excesso – seja através dos cereais ou frutas, ou diretamente através do açúcar refinado, balas e doces – o pâncreas, glândula responsável pela produção da insulina, fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormônio que transforma o açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso, essa energia não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras.
  3. Carboidratos antes de fazer exercícios nem vira! - Mito! O consumo de carboidratos até uns 20 minutos antes de qualquer atividade física é importantíssimo para fornecer energia e manter o nível de glicose do nosso sangue em níveis ótimos, evitando assim a fadiga causada pelos exercícios.
  4. Carboidratos junto com proteínas = gordura! - Falso! Carboidratos e proteínas se potencializam quimicamente quando estão juntos, melhorando a qualidade da alimentação e a absorção de nutrientes por parte do nosso organismo.
  5. Carbo à noite engorda! - Ingerir carboidratos à noite não engorda. Os carboidratos são os nutrientes que devem estar presentes em nossa alimentação em maior quantidade. Um erro é fazer uma alimentação muito restrita durante o dia e, à noite, fazer a compensação. Faça pequenas refeições de três em três horas e opte por uma variedade de alimentos. Evite fazer uma refeição em grande volume no final do dia, já que nesse período o metabolismo diminui devido à redução das atividades diárias e ao período de sono.



Fonte: areaH

0 comentários:

Postar um comentário